É uma cidade extremamente charmosa de vinte e um mil habitantes, com aproximadamente um milhão de turistas por ano, considerada como capital dos vinhos da Borgonha, pelo seu rico patrimônio histórico e arquitetural, e pelas inúmeras casas de negócios da Borgonha.
Apesar de pequena é uma cidade animada, com excelentes locais para apreciar vinho com cartas fora do comum, inúmeros restaurantes locais e outros estrelados.
Dentro dela no centrinho encontramos hotéis com belos serviços, são três estabelecimentos cinco estrelas, ainda perto de Beaune um relais Chateau, extremamente bem-conceituado, com um bistrôt e outro restaurante gastronômico uma estrela Michelin.
Uma das preciosidades são os Hospices de Beaune, antigo hospital da cidade que foi uma grande obra de caridade, um museu pequeno, rico em história e emoção, na porta da entrada está escrito Hotel Dieu, ao entrar vocês podem observar os belos telhados coloridos, no pátio.
Atravessando a rua há uma loja chamada Athenaeum, onde encontramos vários aparatos para vinho: livros, taças, décanter, coravin entre várias outras coisas.
Os amantes de cozinha podem visitar a fábrica de mostarda, a mais tradicional, Fallot, vocês podem fazer as degustações, gratuitamente, e no site (www.fallot.com) há informações dos horários das visitas.
Para fazerem a rota dos vinhos, acho prático ficarem em Beaune, podendo alugar um carro ou ainda contratando um transfer para seus trajetos deixo um contato de confiança (www.taxi-franon.com).
Formada em Degustação pelo terroir na Universidade de Dijon. Há 11 anos assessorando brasileiros na Borgonha, especialista em vinhos da Borgonha e visitas da região da Borgonha.
Comments